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ORA, no tocante à s coisas sacrificadas aos Ãdolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
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E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
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Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
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Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos, sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
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Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
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Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
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Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o Ãdolo, coisas sacrificadas ao Ãdolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
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Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
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Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
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Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos Ãdolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos?
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E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
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Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
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Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.
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