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QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
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2 |
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
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3 |
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
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4 |
De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
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5 |
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
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6 |
De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
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7 |
Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
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8 |
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
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9 |
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
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10 |
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
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11 |
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
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12 |
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
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13 |
A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas lÃnguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
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14 |
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
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15 |
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
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16 |
Em seus caminhos há destruição e miséria;
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E não conheceram o caminho da paz.
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Não há temor de Deus diante de seus olhos.
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19 |
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
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20 |
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
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21 |
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
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22 |
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
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23 |
Porque todos pecaram e destituÃdos estão da glória de Deus;
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Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
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25 |
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
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26 |
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
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27 |
Onde está logo a jactância? É excluÃda. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
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28 |
ConcluÃmos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
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29 |
É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
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30 |
Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
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31 |
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
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