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MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juÃzo.
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2 |
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
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3 |
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
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4 |
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
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5 |
Assim também a lÃngua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
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6 |
A lÃngua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a lÃngua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
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7 |
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
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8 |
Mas nenhum homem pode domar a lÃngua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
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9 |
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
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10 |
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
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Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
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Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
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Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
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Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
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Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
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Porque onde há inveja e espÃrito faccioso aà há perturbação e toda a obra perversa.
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Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacÃfica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
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Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
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